Raízes Bíblicas & Judaicas

O que significa tomar sua cruz em um contexto judaico do século I? Como somos chamados a responder àqueles que têm autoridade apostólica? O Prof. Brant Pitre discute essas questões neste trecho do 13º Domingo do Tempo Comum do Ano A.

Quantos livros há na Bíblia? Bem, isso depende de quem você perguntar! Embora protestantes e católicos concordem com os 27 livros do Novo Testamento, há discordância quanto ao cânone do Antigo Testamento ("Cânone" vem de uma palavra grega que significa "regra" ou "vara de medir", e aqui se refere ao conjunto de livros oficialmente reconhecido).

As Escrituras podem nos dizer algo sobre o período da Quaresma? Se a Quaresma é uma jornada de 40 dias, os 40 dias no deserto que Jesus passou, as escrituras podem nos dizer algo sobre o propósito do período da Quaresma? E, especificamente, podemos descobrir algo sobre as tentações específicas pelas quais Jesus passou?

Durante o período da Quaresma, devemos aumentar nossas orações, jejuns e esmolas. Mas por quê? Qual é a base bíblica para essas práticas e por que essas três ações especificamente?

Antes de passarmos aos 2 vídeos em que o Prof. Brant Pitre faz uma breve exposição das bases bíblicas para o ensino da Igreja Católica sobre o Sacramento da Unção dos Enfermos, vejamos, no artigo a seguir, como a Igreja nos recomenda a receber este Sacramento. Após esses dois vídeos, observem as sugestões de leituras e outros vídeos.

Neste vídeo, o Prof. John Bergsma - um convertido que foi conduzido à Igreja por meio das Escrituras - nos dá sete versículos bíblicos que provam que o catolicismo é de fato bíblico e ainda mais fundamentado na Bíblia do que alguns de nossos irmãos protestantes pensam inicialmente.

O Prof. Brant Pitre discute a divindade do Espírito Santo nas Escrituras à luz do contexto judaico do Pentecostes e da descida de Deus no Monte Sinai para Moisés.