Santo Agostinho De Hipona (Artigo & Filme)
Introdução
A vida do grande Santo Agostinho nos é revelada em documentos de riqueza incomparável, e de nenhum grande personagem da antiguidade temos informações comparáveis às contidas nas "Confissões", que relatam a comovente história de sua alma, nas "Retratações", que dão a história de sua mente, e na "Vida de Agostinho", escrita por seu amigo Possidius, que conta o apostolado do santo.
Limitar-nos-emos a esboçar os três períodos dessa grande vida: (1) o retorno gradual do jovem errante à fé; (2) o desenvolvimento doutrinário do filósofo cristão até a época de seu episcopado; e (3) o desenvolvimento completo de suas atividades no trono episcopal de Hipona.
Todas as obras citadas ao longo do texto podem ser encontradas em:
Para continuar lendo, baixar a seguir o texto completo em PDF:
Filme:
Santo Augustinho: O Declínio do Império Romano (2010)
Em 430 DC, a cidade sitiada de Hippo, o bispo de setenta anos Augustino conta a Jovinus, capitão da guarda romana, a história de como sua mãe Cristã, Mônica, o salvou. Nascido na cidade norte africana de Tagaste, Augustino estudou em Cártago, se tornando realizado mas dissoluto orador. Após se converter para o Maniqueísmo, uma religião livre de culpa, ele foi chamado para a corte imperial em Milão para servir como oponente do Bispo Cristão Ambrose. Mas quando a imperatriz Justina envia guardas imperiais para liberar uma basílica onde a própria mãe de Augustino está rezando, ele é vencido para o Cristianismo. De volta em Hippo, Augustino implora ao cerco Romano para negociar com o Rei Vândalo, Genseric, mas ele orgulhosamente recusa. Nesse ponto, ele também, abrindo mão de uma oportunidade para escapar em um navio enviado pelo Papa para resgatá-lo, ele fica ao lado de seu povo.