Santa Gertrudes De Nivelles, A Padroeira Dos Gatos

25/04/2022

Gertrude era abadessa de um mosteiro duplo(1), fundado por sua mãe, Itta, em Nivelles, Bélgica. Embora conhecida por sua hospitalidade e generosidade com viajantes e peregrinos, ela passou a administração de seu mosteiro para algumas monjas e monges confiáveis, a fim de ganhar mais tempo para estudo, meditação e oração(2).

Mística e visionária, ela foi venerada como santa imediatamente após sua morte em 17 de março de 659, aos 33 anos, e uma igreja mais tarde foi erguida em sua homenagem.

A veneração a Santa Gertrudes se espalhou amplamente por toda a Bélgica e seus países vizinhos, onde se gerou um pouco de folclore acerca de sua vida.

Ela é reconhecida como padroeira dos viajantes, incluindo aqueles que tenham morrido recentemente. Na arte, Gertrude é frequentemente retratada com ratos (alguns dizem simbolizar as almas no purgatório) subindo em seu cajado. Já no século XIX, oferendas de camundongos de ouro e prata eram deixadas em seu santuário em Colônia. Ela ainda é invocada contra roedores e diz-se que a água de seu poço e os bolos assados em seus fornos conventuais os manterão afastados.


Seu poder sobre roedores aparentemente explica seu tradicional patrocínio aos gatos.

Gertrude é considerada uma das padroeiras dos jardineiros porque o bom tempo em seu dia de festa significa que é hora de começar a plantar a primavera.

Dia de Festa: 17 de março

Patrona dos:
 

Gatos e aqueles que os amam
 

Viajantes em busca de hospedagem 

Jardineiros  

Herbalistas

Invocada contra:

• Roedores

• Medo de Ratos e Ratos

• Febre

    Original em inglês: St. Gertrude's Kitchen 


    Nota:

    (1) - Um mosteiro duplo - ou misto - é um mosteiro que combina comunidades separadas de monges e monjas, de uma mesma instituição para compartilhar uma igreja e outras instalações.

    (2) - Um breve resumo de sua vida pode ser consultado aqui.