Restrições ao Catolicismo Ligado à Missa Tradicional Em Latim

20/12/2021
Crédito: The Church Wanderer
Crédito: The Church Wanderer

Uma semana antes do Natal, a Congregação para o Culto Divino (CCD) emitiu suas respostas aos 11 "Dubia" sobre a implementação do Motu proprio do Papa, publicado em julho deste ano - Traditionis Custodes - que busca restringir a Missa celebrada na forma extraordinária, bem como outros sacramentos celebrados dentro dessa mesma forma litúrgica.

Nos últimos anos tem crescido consideravelmente e de forma consistente, os católicos que buscam a Santa Missa na Forma Extraordinária, não porque sejam nostálgicos, ou façam o estereótipo do "rad trad" anti-Vaticano II, que surgiram nos anos 80 e se popularizaram com o advento da internet nas décadas de 1990/2010. Quando esses recém-chegados pensam sobre o Vaticano II - o que não é comum - eles o veem como um evento histórico, não como um super-concílio que precisa dominar toda a vida católica deles. Eles não consideram a década de 1950 uma Era Imaculada para a qual devemos retornar. Eles são apenas católicos normais tentando viver sua fé católica em uma época de confusão.

Eles simplesmente desejam se aproximar de Cristo e descobrem que a Missa na Forma Extraordinária os facilita muito mais. Esses recém-chegados não estão embarcando em uma jihad ideológica contra o modernismo; eles apenas desejam adorar o Senhor com reverência e beleza que vem se esvaindo em uma liturgia celebrada de maneira casual e, mais recentemente, com maior preocupação com os protocolos contra o COVID do que com os protocolos litúrgicos.

Observemos ainda que eles não estão buscando esse consolo em uma igreja protestante ou em um movimento secular; eles o encontram na Missa sob a qual incontáveis santos foram formados durante séculos. Como disse o Papa Bento XVI: 

 "Aquilo que para as gerações anteriores era sagrado, permanece sagrado e grande também para nós, e não pode ser de improviso totalmente proibido ou mesmo prejudicial."(1)

Os católicos devem rezar e jejuar pela Igreja. Não apenas os católicos ligados a forma litúrgica extraordinária, que são diretamente afetados pelas respostas do CCD. Todos os católicos de boa vontade devem rezar e jejuar pelo nosso Santo Padre.

No vídeo abaixo, Pe. Mark Goring, CC, expressa seu consternamento e preocupação caudados pela resposta do Vaticano aos 11 "Dubia" sobre o Motu proprio Traditionis Custodes.

Nota:

(1) - Ler a Carta do Santo Padre Bento XVI aos Bispos que acompanha o "Motu Proprio" Summorum Pontificum sobre o uso da Liturgia Romana anterior à Reforma Realizada em 1970.