Quantas Devoções Você Realmente Deve Praticar?

30/10/2024

O Rosário, o Terço da Divina Misericórdia, o Escapulário Marrom e a Medalha Milagrosa estão entre muitas devoções católicas. Algumas vieram de santos, enquanto outras foram presentes de Nosso Senhor ou da Santíssima Virgem Maria. Há devoções que foram reveladas com promessas de graças especiais

Como católicos, chegar ao céu deve ser nossa prioridade número um. Isso faz parecer que quanto mais devoções adotamos, maiores são nossas chances de chegar aos portões dourados, certo?

Não é bem assim.

Mais devoções não significam maior santidade. Na verdade, praticar muitas devoções pode ter um efeito prejudicial em sua vida espiritual.

Aqui está o que você deve fazer.

Pratique algumas devoções regularmente.

É melhor ser fiel a algumas devoções do que praticar muitas delas sem entusiasmo. Não podemos fazer muitas coisas em um dia. Isso é especialmente verdadeiro para os pais, que devem passar a maior parte do tempo servindo a Deus, cuidando uns dos outros e dos filhos.

Se você se limitar a não mais do que três devoções, poderá concentrar sua energia em realizá-las bem. O desejo de tentar fazer tudo pode, na verdade, trair um desespero oculto - como se o que Deus lhe forneceu não fosse suficiente, e você sente que precisa acrescentar mais devoções para se sentir seguro em seu relacionamento com Ele.

Lembre-se de que as devoções são um meio para a união com Deus, e não metas em si mesmas.

Escolha devoções que sejam importantes para você.

Só porque seu amigo se beneficia do uso do Escapulário Marrom não significa que Deus o esteja chamando para usar um também. Às vezes, as pessoas que são transformadas por suas devoções particulares presumem falsamente que os benefícios serão os mesmos para todos os demais.

Mas Deus se relaciona com cada um de nós de forma diferente. Embora o Rosário seja eficaz para todos, ele influenciará algumas pessoas em um grau mais elevado do que outras, que podem obter mais benefícios com o Terço da Divina Misericórdia.

O ponto principal é que ninguém deve exigir uniformidade quando a Igreja permite a diversidade.

Considere sua disposição e sua vida ao escolher os devocionais.

Há várias coisas que você deve ter em mente ao escolher suas devoções. Primeiro, considere sua disposição e seu histórico de vida. Eles podem revelar certas devoções que são mais adequadas a você e às suas necessidades.

Por exemplo, se você for casado, faz sentido rezar regularmente para Santos Louis e Zelie Martin, os pais canonizados de Santa Teresa de Lisieux. Se há muito tempo você se sente atraído pela espiritualidade carmelita, talvez queira considerar o Escapulário Marrom.

Você deve escolher uma devoção com a qual se sinta confortável, mas vamos explicar o que isso significa. Veja o clássico livro espiritual "A Imitação de Cristo". Algumas pessoas têm dificuldade com seus ensinamentos porque isso as deixa desesperadas para se tornarem santas. Portanto, elas devem escolher uma devoção diferente.

Mas você também quer desafiar a si mesmo, portanto, não escolha apenas práticas que o façam se sentir bem e confortável.

Embora você se conheça melhor do que qualquer outra pessoa, é útil ter outra opinião. Um diretor espiritual pode ajudar muito na escolha de uma devoção.

Em última análise, você quer algo que o incentive em sua caminhada com Deus. Esse é o objetivo de todo bom devocional.

Original em inglês: Pints with Aquinas