Avança A Causa De Beatificação De Um Leigo Salesiano Tetraplégico

Os salesianos receberam a notícia de que o Dicastério para as Causas dos Santos validou a investigação diocesana para a causa de beatificação do Servo de Deus Antonino Baglieri, um leigo tetraplégico que, em meio ao sofrimento, decidiu levar Jesus a outros doentes.
A comunicação do Vaticano, assinada pelo Cardeal Marcello Semeraro, prefeito do referido dicastério, foi recebida em 21 de janeiro pelo postulador geral para as causas dos santos da Família Salesiana, Pe. Pierluigi Cameroni, o que foi confirmado pela ANS, o órgão de comunicação da Congregação Salesiana.
De acordo com a publicação, isso foi conseguido depois de verificar a formalidade dos atos processuais e a solidez das provas, incluindo a quantidade e a qualidade das testemunhas e dos documentos que foram coletados. A investigação diocesana foi realizada na cúria da Diocese de Noto entre 2 de março de 2014 e 5 de maio de 2024.
O Pe. Cameroni disse que esse progresso na causa de beatificação "é uma grande conquista, fruto do trabalho realizado pelos membros do tribunal diocesano e por aqueles que contribuíram, em particular pela comissão histórica e pelo vice-postulador".
O próximo passo agora será o postulador solicitar ao Dicastério para as Causas dos Santos a nomeação de um relator que orientará a preparação da Positio super virtutibus (posição sobre as virtudes).
Antonino Baglieri (1951-2007)
Antonino "Nino" Baglieri nasceu em 1º de maio de 1951 em Modica, Itália. Aos 17 anos de idade, enquanto trabalhava como aprendiz de pedreiro, sofreu uma queda de um andaime de 17 metros, deixando-o completamente paralisado.
De acordo com o site oficial dos Salesianos, sua mãe, Giuseppina, colocando toda a sua confiança em Deus, decidiu dedicar o resto de sua vida aos cuidados de seu filho deficiente. Assim começou a difícil jornada de Nino, passando de um hospital para outro sem melhora. Ao retornar ao seu vilarejo em 1970, após alguns dias de visitas de amigos, ele enfrentou uma década de isolamento, dor e desespero, sem sair de casa.
Na noite de 24 de março de 1978, Sexta-feira Santa, um grupo da Renovação Carismática Católica orou por Nino e, naquele momento, ele sentiu uma profunda mudança em si mesmo. A partir de então, ele aceitou com fé a cruz que lhe foi dada para carregar e começou a se formar espiritualmente lendo a Bíblia, especialmente os Evangelhos.
Naquela época, enquanto ajudava algumas crianças com seus deveres de casa, aprendeu a escrever com a boca. Assim, começou sua missão de evangelização, escrevendo suas memórias e enviando cartas para pessoas de todo o mundo. Ele também escreveu cartões de oração personalizados para aqueles que o visitavam e anotou números de telefone para manter contato com os doentes, aos quais transmitia serenidade, conforto e esperança com suas palavras, diz a Congregação Salesiana.
A partir de 6 de maio de 1982, Nino começou a comemorar o aniversário da Cruz que lhe fora designada para carregar e, no mesmo ano, entrou para a Família Salesiana como Salesiano Cooperador. Em 31 de agosto de 2004, fez sua profissão perpétua com os Voluntários com Dom Bosco (CDB).
Em 2 de março de 2007, às 8 horas da manhã, após anos de doença, partiu para a Casa do Pai. Seguindo seu desejo, ele estava vestido com roupas esportivas e tênis, expressando assim seu desejo de "correr para encontrar Deus em sua última jornada".
Autor: Diego López Marina
Original em espanhol: Aciprensa