O Que Acontece Na Semana Santa?

23/03/2024

"Na Semana Santa", diz o Papa Francisco, "nós vivemos o ápice deste caminho, deste desígnio de amor que atravessa toda a história das relações entre Deus e a humanidade".

A Semana Santa é tremendamente importante no ano cristão. O que é a Semana Santa? De onde ela veio? E o que acontece nela?

Aqui estão 9 coisas que se deve saber e compartilhar.

1) O que é a Semana Santa?

A Semana Santa é a semana que antecede o Domingo de Páscoa. De acordo com as Normas Universais para o Ano Litúrgico e o Calendário, "O 6º domingo, com o qual se inicia a Semana Santa, é chamado "Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor'" (nº 30).

A Semana Santa, portanto, começa no Sexto Domingo da Quaresma, e o período é caracterizado por uma variedade de celebrações litúrgicas. Esses mudaram ao longo do tempo, mas o Oxford Dictionary of the Christian Church afirma:

Os vários ritos tradicionais da semana, dos quais cada dia tem o seu próprio, provavelmente começaram a se desenvolver em Jerusalém no século IV, quando as peregrinações se tornaram facilmente possíveis e os cristãos puderam satisfazer o desejo natural de reencenar as últimas cenas da vida de Cristo em um drama litúrgico.
A Peregrinação de Egéria, que hoje se acredita descrever uma visita realizada entre 381 e 384, apresenta um relato detalhado da observância contemporânea da Semana Santa em Jerusalém.

Devido à importância da Semana Santa, as celebrações litúrgicas durante ela têm precedência sobre quaisquer outras celebrações que possam ocorrer no período (por exemplo, dias dos santos). As Normas Universais afirmam que "os dias de semana da Semana Santa, de Segunda a Quinta-feira inclusive, têm preferência a todas as outras celebrações" (nº 16a).

2) O que acontece no Domingo da Semana Santa?

Nesse dia, a liturgia comemora tanto a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém quanto a sua Paixão.

A Entrada Triunfal foi um evento no qual Jesus cumpriu de forma evidente a profecia messiânica de Zacarias 9, 9 - "Exulta de alegria, filha de Sião, solta gritos de júbilo, filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei, justo e vitorioso; ele é simples e vem montado num jumento, no potro de uma jumenta". Assim, ele se mostrou abertamente como o rei messiânico dos judeus.

Durante esse evento, as multidões agitaram ramos de palmeira para saudar sua chegada, razão pela qual o dia é chamado de Domingo de Ramos e usamos folhas de palmeira na liturgia desse dia.

Sabemos que o evento aconteceu nesse dia porque João relata que Jesus foi ungido em Betânia "seis dias antes da Páscoa" (João 12,1) - ou seja, antes da Sexta-feira Santa - e que ele fez sua entrada final em Jerusalém "no dia seguinte" (12, 12). Portanto, a entrada ocorreu no Domingo anterior à Páscoa.

Nesse dia, a liturgia também comemora a Paixão de Jesus, e a leitura do Evangelho é dedicada ao seu sofrimento e à crucificação, com a qual a semana chega ao clímax.

3) O que acontece na Segunda-feira da Semana Santa?

Nos Evangelhos, Marcos 11, 12 relata que "no dia seguinte" (Segunda-feira Santa), Jesus estava voltando para Jerusalém depois de passar a noite em Betânia quando encontrou uma figueira com folhas, mas sem frutos, e a amaldiçoou.

Em seguida, foi para Jerusalém, onde encontrou o Templo tomado por pessoas que compravam e vendiam, e as expulsou.

Jesus também começa a ensinar diariamente no Templo.

Na liturgia, a leitura do Evangelho para esse dia é de João, que retrocede no tempo até o dia anterior à Entrada Triunfal e relata a história de Jesus sendo ungido em Betânia. Ele observa que isso é uma preparação para o seu sepultamento (12, 7).

Embora esses eventos tenham ocorrido no sábado anterior, eles são apresentados aqui na liturgia para formar uma narrativa temática que leva à Crucificação.

4) O que acontece na Terça-feira da Semana Santa?

Nos Evangelhos, Marcos relata que "no dia seguinte pela manhã" (Marcos 11, 20) ao passarem junto da figueira, que Jesus amaldiçoara, viram que ela secara até a raiz.

Nesse dia, Jesus continuou a ensinar no Templo.

Na liturgia, a leitura do Evangelho é de João 13, e registra a previsão de Jesus na Última Ceia de que um dos Doze - Judas - o trairia. Judas então deixa a refeição, e Jesus prediz que Pedro o negará três vezes.

Esses eventos ocorreram na Quinta-feira Santa, mas são apresentados aqui para dar continuidade à narrativa temática que leva à crucificação de Jesus.

5) O que acontece na Quarta-feira da Semana Santa?

Nos Evangelhos, Marcos 14,1 relata que "dali a dois dias seria a festa da Páscoa" (isto é, Quarta-feira Santa), e os principais sacerdotes e escribas estavam tramando como matar Jesus.

Judas Iscariotes, então, foi até os chefes dos sacerdotes e se ofereceu para traí-lo (Marcos 14,10). Assim, Judas concordou em espionar Jesus e, por isso, a Quarta-feira Santa é às vezes chamada de "Quarta-feira dos Espiões" (1).

Na liturgia, a leitura do Evangelho é de Mateus 26 e aborda como Judas concordou em trair Jesus, juntamente com os eventos que ocorreram no dia seguinte, incluindo o início da Última Ceia.

6) O que acontece na Quinta-feira da Semana Santa?

Nos Evangelhos, Jesus e seus discípulos sacrificaram o cordeiro da Páscoa (Marcos 14, 12) e encontraram o local onde Jesus havia combinado - antes do tempo - comer a Última Ceia. Isso envolveu um subterfúgio. Em vez de simplesmente dizer aos discípulos onde eles comeriam a Páscoa, Jesus enviou dois deles à cidade, onde encontrariam um homem carregando um jarro de água (um sinal incomum, pois normalmente esse era um trabalho feminino). Eles deveriam seguir esse homem até a casa, entrar e o seu dono lhes mostraria um quarto de hóspedes já mobiliado.

O objetivo aparente desse subterfúgio era impedir que Judas soubesse com antecedência onde a refeição seria feita, evitando que ele pudesse trair Jesus antes da Última Ceia.

No evento, Jesus lavou os pés dos discípulos (João 13, 1-20) e previu sua traição por Judas e sua negação por Pedro. Mais notavelmente, nas palavras do Papa São João Paulo II, foi na Última Ceia "em que o Senhor Jesus deu à Igreja o dom da Eucaristia e com ela instituiu o nosso sacerdócio".

Em seguida, foram para o jardim do Getsêmani, onde Jesus rezou antes que Judas chegasse com um grupo para prendê-lo. Ele foi levado para a casa do sumo sacerdote, onde Pedro o negou três vezes, e uma audiência foi conduzida perante Caifás. Parte disso provavelmente ocorreu depois da meia-noite, o que significa que tecnicamente aconteceu no início da Sexta-Feira Santa.

Na liturgia, na manhã da Quinta-feira Santa, é costume que o bispo e os sacerdotes de sua diocese celebrem uma "Missa Crismal", na qual os óleos usados nos sacramentos são consagrados. (Entretanto, por motivos logísticos, essa Missa pode ser celebrada em outro dia).

À noite, o período da Quaresma termina com o início da Missa da Ceia do Senhor. De acordo com as Normas Universais, a Quaresma vai "de Quarta-feira de Cinzas até a Missa na Ceia do Senhor exclusive" (nº 28).

Um novo período litúrgico - o Tríduo Pascal - começa nesse momento. "O Tríduo pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor começa com a Missa vespertina na Ceia do Senhor" (nº 19).

A leitura do Evangelho nessa Missa é de João 13, onde Jesus lava os pés dos discípulos e, opcionalmente, o padre que celebra a Missa pode fazer o mesmo com alguns dos fiéis.

Depois disso, o altar é despojado, a Eucaristia é levada para um local de repouso e é realizado um período de adoração eucarística silenciosa.

7) O que acontece na Sexta-feira da Semana Santa?

Nos Evangelhos, Jesus foi levado perante o governador romano, Pôncio Pilatos, de manhã cedo. Aparentemente, os procedimentos envolvendo o sumo sacerdote haviam durado a noite toda, pois João nos diz que os oficiais judeus ainda não tinham conseguido comer a refeição da Páscoa (18, 28).

Nesse momento, Mateus nos conta que Judas se arrependeu e insistiu em devolver o dinheiro que lhe havia sido pago para trair Jesus, após o que ele se enforcou (Mateus 27, 3-10).

Seguiu-se uma série de procedimentos legais, incluindo uma audiência com Herodes Antipas (Lucas 23, 6-12). No entanto, no final, Jesus foi condenado a ser crucificado.

Durante a crucificação, "desde a hora sexta até a nona, cobriu-se toda a terra de trevas." (Mateus 27, 45), ou seja, do meio-dia até as 15 horas, momento em que Jesus morreu.

Como o shabat - sábado - estava prestes a começar ao pôr do sol, um enterro apressado foi providenciado para Jesus no túmulo de José de Arimatéia - um cristão que era membro do conselho judaico - já que esse túmulo estava localizado perto de onde Jesus foi crucificado (João 19, 38-42).

Na liturgia, o período do Tríduo continua. A Missa não é celebrada nesse dia. Em vez disso, é realizado uma liturgia de Comunhão (geralmente por volta das 15 horas). Isso consiste em uma liturgia da palavra, a veneração da Santa Cruz e a distribuição da Sagrada Comunhão.

8) O que acontece no Sábado da Semana Santa?

Nos Evangelhos, o único relato que temos desse dia é o de Lucas 23, 56: "No dia de sábado, [os discípulos] obser­varam o preceito do repouso."

Na liturgia, o período do Tríduo continua. Durante o dia, a Missa não é celebrada, e a Sagrada Comunhão é dada apenas aos moribundos.

Entretanto, após o anoitecer, é celebrada uma Missa de vigília em comemoração à Ressurreição de Jesus na Páscoa (ou seja, a Vigília Pascal).

Essa Missa inclui uma cerimônia especial em que os fiéis seguram lâmpadas ou velas acesas, refletindo a parábola das virgens prudentes e tolas (Mateus 25,1-13), em que as virgens prudentes aguardam o retorno de Cristo com lâmpadas acesas.

Também é costume que os catecúmenos sejam batizados e, em muitos lugares, que os pretendentes já batizados sejam recebidos na Igreja. Eles também são confirmados e recebem sua Primeira Comunhão, completando os sacramentos da Iniciação Cristã.

A essa altura, a Semana Santa propriamente dita já terminou, mas a história continua...

9) O que acontece no Domingo de Páscoa?

Nos Evangelhos, os discípulos ficaram sabendo da Ressurreição depois que as mulheres foram ao túmulo e encontraram anjos, que revelaram que estava vazio. Isso provocou um período de confusão entre os discípulos, mas a confusão foi dissipada quando o próprio Jesus apareceu a eles, dando início à época de alegria da Páscoa.

Na liturgia, uma única Missa é celebrada pela manhã. A leitura do Evangelho é de João 20,1-9, que registra a descoberta do túmulo vazio por Maria Madalena e como Pedro e o discípulo amado correram para o local e descobriram que o relato dela era verdadeiro.

O período do Tríduo é então concluído. As Normas Universais afirmam que ele "encerra-se com as Vésperas do domingo da Ressurreição" (nº 19).

Nesse momento, começa o alegre período litúrgico da Páscoa.

Autor: Jimmy Akin

Original em inglês: National Catholic Register


Nota:

(1) - Nos países de lingua inglesa a Quarta-feira Santa (ou das Trevas) é também conhecida como "Spy Wednesday" = Quarta-feira dos Espiões.